๋•BEM VINDOS ๋•
O grupo Ultra Face surgiu no dia 14/05/2002 em Rolândia no Norte Paranaense.
Quem cola no Ultra Face?
O grupo conta com 6 integrantes (eu)Rogério-R,Lobo,Bindão, Vitor,Rodrigo Ratto e o Dj Matias. Mais contamos com o talento da Geyse para nosso próximo trabalho.
Qual o significado do nome "Ultra Face"?
"Ultra Face" significa as diversas e variadas realidades que se estendem nos Bairros pobres e Periferias. Uma Face Periférica da qual a Mídia e o Sistema escondem e fingem não existir...
Quantos CDs gravados, possui o grupo?
Então,o grupo possui dois Cds gravados. O Primeiro Cd foi gravado em Outubro de 2004 com o Álbum ((Ensinamento de Vida)),já o Segundo Cd com o Álbum ((Entre o Crime e a Necessidade)) foi gravado em: 10/05/2007.
Fale um pouco sobre a produção dos CDs?
Hoje os grupos Paranaenses estão submetidos ao teste... As dificuldades são varias sendo na produção de (Áudio) ou produção (Gráfica). O grupo "Ultra Face" não teve oportunidade de produzir todas as bases por causa financeira,mais a produção geral do Cd foi com muita garra e dedicação (Creio eu) que o novo Cd vem com maiores qualidade em comparação do Primeiro.
Quais os projetos futuros do grupo?
Agente já esta trabalhando para o 3ºCd e pensando futuramente na (Evolução) no Estado do Paraná. Uma das novas Musicas do 3ºCd que será Lançado em 2008 ou 2009 vem com o nome (( Mundo dos Mortos )) e promete quebrar o psicológico do sistema em uma versão indescritível... mostrando que viver em um Mundo de corrupção e guerras não há vida,e que já começamos a viver o (( Apocalipse )).
Quais são as influências musicais?O que o grupo ouve?
Há uma grande influência em Ralação a inspiração do grupo. Alvos da Lei,Realidade Cruel,Inquérito,Provérbio X e até mesmo Facção Central são os grupos mais influentes,mais o grupo inteiro ouve e curte ((Tribunal MC’s)).
Sobre as letras, que mensagem o Ultra Face transmite para os jovens?
O grupo transmite a ((mensagem positiva)) não só para os jovens, mais também para variadas idades. As Musicas do grupo é uma mistura de Realidade,Amor,Ódio,Fé e Esperança,mais com uma só descrição: O afeto e a união entre as Periferias.
Como o grupo vê a cena atual do RAP PARANAENSE?
Eu vejo o Rap Paranaense (( Evoluindo )) há cada dia que passa porem a falta de espaço torna as conquistas mais difíceis. A discriminação e o preconceito ajuda na falta de apoio cultural... O Rap Paranaense tem tudo para evoluir ainda mais,pois varios grupos tem talento e capacidade. (( Creio eu )) que em breve os punhos do Rap Paranaense quebrarão todas as Barreiras abrindo espaço suficiente em caminho a (( Revolução )).
O Ultra Face participa de algum projeto social além do RAP?
Não... e nem pensamos em fazer algo Social,a não ser que seja para ajudar as Periferias e o Povo Pobre.
HIPHOP e POLÍTICA qual é a sua opinião Rogério-R?
Eu,sendo parte de um dos elementos do Hip Hop acredito não precisarmos de nem um opoio Politico,hoje eles ( Politicos ) tem interece apenas em tempos de eleições e iludi o Povo Pobre,tentando também enganar o movimento Hip Hop com diversas promeças. Porem: Hip Hop é Cultura de rua... Politica é Corrupção.
Qual o envolvimento do grupo com os demais elementos do Hip-Hop?
Os quatros elementos do Hip Hop se unem queira ou não,pois é como se fosse uma corrente chumbada com total resistência. Apartir do momento em que você inicia um grupo você já inicia também o envolvimento em meio ao Hip Hop,(( alias )) cada elemento é ligado uns aos outros.
Sobre a troca de mp3 de rap na internet, muitos dizem que é prejudicial, mas muitos também apoiam, qual a sua opinião?
Por um lado,para os grupos que distribuem Cds em vários Estados do Brasil pode prejudicar nas vendas e rendas... mais por outro lado é uma grande forma de divulgação,pois a internet é o maior meio de comunicação de todos os tempos. (( Em minha opinião )) não é prejudicial,pois a divulgação do trabalho dos grupos será triplicada.
Deixem um salve pros mano que estão lendo esta entrevista e diga algo que não foi perguntando...
Primeiramente agradeço a toda equipe do Site Bagdá ((Bruno W)) pela oportunidade de estar mostrando um pouco do nosso trabalho e deixo um Salve a todos que colaram junto e conferiram essa entrevista.((Paz a todos e... nunca deixe de acreditar em seus sonhos,pois quem acredita sempre alcança e só quem tem o poder da Humildade terá a formula mágica da conquista)). Contato:(043) 9978-2225 (043)3256-5816 (043) 32554001E-mail:ultraface@hotmail.com
Como foi o começo para você,de onde veio a motivação para cantar rap?
Ó só mano, eu tinha uns treze anos quando descobri o rap, era um muleque de favela que apesar de bem novo já tinha passado por uma caminhada sofrida, muito veneno em casa e nas ruas do Capanema, quando ouvi o rap, vi que podia extravasar minha dor em forma de rima, e mandar uma idéia pros sofredor como eu, como muitos escolhi o mic e dexei o calibre. minha motivação é saber que favelados como eu podem ter sua mente aberta e podem ter acesso a arma fatal contra o sistema podre ... A INFORMAÇÃO!!!
Por que do nome Branco Favela?
VISH VÉIO... esse vulgo aí tem uma história interessante, quando eu comecei no rap existia uma certa aversão dos manos por que não dizer um certo preconceito com brancos no rap, é mano vai vendo muito porra loca falava: "ish mano deixa baixo você no rap num vira... você é branco e rap é musica de negão", mas aí eu pagava veneno, passei fome, era favelado e também tava na mira do sistema, da polícia, porque pela minha cor eu num podia representar meu povo, foi pra tira os vacilão que num boto fé e pra mostra que o rap num tem raça somos pretos e brancos vivendo no submundo na precariedade, pra que discriminação entre nóis mesmos...? BrAnCo FaVeLa, sou eu um branco favelado como muitos por aí...
Qual a mensagem principal de suas letras?
Vê só mano, realidade despida sem cortes ou adereços, sem interrese de agradar, não me iludo com poder aquisitivo não quero tocar no rádio, nem na tv, não quero ficar rico, eu quero ver meu povo tão usado como massa de manobra por assasinos sociais bem informado ciente da putaria que é nossa política, da manipulação audiovisual que é a midia satanista, a mensagem do meu som é pra chocar, escandalizar, aterrorizar é um choque de informação no acomodado, é a granada costurada no estomago do sistema... pesada talvez realista é claro.
Você canta e escreve sozinho?Quem cola junto?
Em alguns evento faço umas parceria com manos firmeza do rap local, canto também com meu produtor e irmão de sangue Elyesten ( SpTo ), costumo escrever sozinho com meus pensamentos, assim as idéias fluem e o raciocínio não tem interrupções.
Quais são suas influências músicais?
Procuro não me influenciar, idéias próprias fazem do rap um estilo único e forte.
O que você ouve de rap nacional?
Mano RAP NACIONAL É A CARA ... ouço de tudo, o som dos loucos de Brasília véio é foda! CIRURGIA MORAL, GUINDAR'T, CAMBIO NEGRO, REI, orra é dificil falar nacional é tudo nosso... FACÇÃO SEM PALAVRAS, THAIDE E DJ HUM, FACE DA MORTE, REALIDADE CRUEL, ó mano se for nacional valorizo mesmo, só que hoje em dia tem uns vacilão querendo banaliza o nosso bom e velho nacional, então tirando os bunda lele, nacional curto todos!!!
Quais são seus planos para 2008?
Planos mil mano, vamo organiza um calendário de eventos comunitários na favela CAPANEMA, e em outras quebra de curitiba, se pá vamo monta um estúdio próprio, se tá ligado né ta foda pra grava, tendo um estúdio facilita muito, meu primeiro CD depois de muito corre com fé em DEUS, 2008 pra mim é o ano das realizações da favela!!
Tem previsão para o lançamento de um cd demo ou não?
Pode saber véio, esse ano , 2008 sai o trampo suado e sofrido mas com dignidade.
O que você acha do HipHop no Paraná?
É um movimento guerreiro, apesar de muitos Zoião desacreditar dos mano do Paraná, eu tenho orgulho de falar: "somos hip hop de raiz", o retorno financeiro é mínimo e poucos conseguem viver do hip hop, quem ta no corre ta mais por amor que por interesse, mando um salve pros mc, dj, b boy, grafitero, segue na fé o hip hop paranaense é de rocha.
Na sua opinião você acha que o HipHop paranaense está seguindo o caminho certo?
Pode cre mano estamos no corre certo no caminho do crescimento, os trampo tão decente bem produzido, mas ae não podemos deixar cair no esquecimento O VERDADEIRO OBJETIVO, A ALMA DO HIP HOP, não é o comércio fonográfico mas sim a maior defesa e força de expresão e conscientização da periferia do lado esquecido da sociedade.
Para você o que tinha que ser mudado ou adicionado em questão da organização de eventos de HipHop em Curitiba?
Ae mano os eventos comunitários tão de parabéns, os louco são correria e ponta firme fazem tudo por amor ao rap, a quebrada e o movimento, mas os eventos de show bussines tão virado em uma máfia do caralho é sempre os mesmo cara abrindo os show os grupos locais são menospresados, e tem mano pagando pra abri show dos louco de Sampa... vish véio que comédia, ninguém é melhor que ninguém e o nosso rap paranaense tem muita qualidade, ninguém precisa se humilhar... MANOS AQUI NINGUEM É ARTISTA , SOMOS REVOLUCIONÁRIOS, ARALTOS DA FAVELA!!!!
Fale um pouco sobre a sua quebrada, como é o dia a dia no Capanema?
ORGULHO MANO a primeira palavra que vem na minha mente quando penso no CAPA... tem uma pá de louco de outras quebra do BRASIL que pensa que Curitiba é terra de boy, a mídia oculta mas o CAPANEMA é nada mais nada menos que uma favela cabulosa no CENTRO DE CURITIBA, mortes diárias, violência policial, crime tráfico intenso, dividida no meio por uma guerra fria e sangrenta entre duas gangues A DE BAIXO E A DE CIMA, porém lugar onde sobrevive um povo guerreiro e trabalhador que não se rende as armadilhas do sistema, CAPANEMA é palco de vários eventos de rap, temos 3 grupos que representam essa favela Consciência Verbal, Mentes Revolucionárias, Forte Mente Armados e eu Branco Favela, e assim segue essa favela no coração da cidade sorriso ocultada pela mídia, violentada pela polícia, abusada por políticos, sustentada por guerreiros.
E o que você tem a dizer sobre a cena do rap em Curitiba e Região Metropolitana?
Ó só mano discurso das antiga... pa nóis ta faltando união, temos grupos de mil grau, produtores de nivel uma pá de mano que acredita, apesar do incentivo ser zero e só sermos lembrados em época de eleição por políticos interessados em nos usar como instrumento de manipulação da favela, tenho certeza que se nós rapper's produtores dj's b.boys grafiteiros nos uníssimos num ia ter pa nóis, Curitiba é região é um celeiro de talentos, mas existe uma pá de mano esquecido tirando ensaio nos butéco fazendo freestyle na esquina que poderia ter trampo gravado e reconhecido, por isso faço um apelo aos mano daqui VALORIZE O HIP HOP PARANAENSE só assim vamos crescer e nos tornar uma POTÊNCIA EM PRÓL DA FAVELA PARANAENSE.
Como você vê a relação do HipHop com a política?
NÓS SOFREDORES manos e minas da periferia geralmente odiamos a política, ela é feita por burgueses que não estão nem aí se o mano ta no veneno sem ter o que dar pros filho comer, nos usam como massa de manobra, nos comprando com cesta básia e tal, mas aí eu pergunto ATÉ QUANDO TRUTA?? ATÉ QUANDO FAVELA??, temos que nos unir nos dependemos da política na nossa vida o rap tem que ter representantes sim, alguém pra contrapor leis que fazem da favela um lugar inabitável, leis que permitem policiais corruptos invadam nossa goma espanquem nossas famílias e saiam de boa... O HIP HOP é um movimento social eu acredito que um dia nossos manos do rap vão cair na real e se organizar para levantarmos nossa bandeira na política, odeio os putos que estão no poder , mas para vencelos só tendo o mesmo poder A FAVELA SERÁ VENCEDORA, o hip hop não é um bando de louco largado e revoltado sem causa, temos direitos somos seres humanos e merecemos condições de vida ao menos decentes.
Você concorda que a internet também pode ser um instrumento usado a favor do rap, firmando contatos e divulgando eventos e músicas por exemplo...?
Ferramente de mil grau, mídia alternATIVA, mano se não é a internet como um louco como eu divulgaria seu trampo, radinho comercial num toca realidade, eu não rimo amor nem treta de corno aí fica difícil, a internet é uma ferramenta pro rap é claro, pra que exemplo melhor que o site Bagda, vai vendo o mano quer curtir um som e não tem dinheiro pa compra o cd original, vai no Bagda, baixa curte e já é, o foda é claro que nossa realidade não permite o acesso a internet a todos nossos manos tem maninho no veneno sonhando com um pão com margarina num sabe nem o que é site, pode num se perfeita pra nóis como ferramenta mais já adianta mó lado.