Que Tim Maia é um dos mais importantes artistas da música brasileira, todo mundo já sabe. Que ele influenciou e ainda influência muito no rap nacional, também não é novidade. Tanto que o mais importante grupo de rap do Brasil tem o nome de Racionais, graças ao disco Racional, lançado por Tim Maia em 1975. A grande novidade é que o Dj João Brasil inovou ao lançar um disco onde mistura Tim Maia com rap nacional. “Tim Maia é um dos grandes ícones da Black Music brasileira e o álbum Racional é um dos meus favoritos. Achei que tinha tudo para dar uma boa mistura”, comenta João Brasil.
Esse tipo de mistura é chamada de “mashups” e consiste na união de duas ou mais músicas diferentes em uma só. João Brasil é especialista em “mashup” e sem medo de ousar mistura de tudo: lambada, funk, tropicália, rock, rap, entre outros estilos musicais. João iníciou na vida artística tocando bateria em bandas de rock e aos 16 anos começou a tocar violão, cantar e compor. Dois anos depois produziu seu primeiro disco, com a banda Boi Zebu, onde assinava todas as faixas do álbum. Atualmente, o jovem carioca mora em Londres, mas o interesse pelo rap brasileiro começou quando ele ainda transitava pelas ruas do Rio de Janeiro. “Meu primeiro contato com o rap nacional foi com a cena carioca. Ouvi muito o primeiro CD solo do Marcelo D2, que tinham vários convidados como o Bnegão e Speed. Depois ouvi o Sobrevivendo no Inferno dos Racionais, fiquei viciado nesse disco, ouvia o dia inteiro. Nessa época a MTV tinha o programa Yo MTV Rap que passava muita coisa de rap nacional também.”
O disco “João Brasil presents Rap Racional” tem 12 faixas. Para começar com pé direito, a primeira música é do Racionais MC’s. Na sequência o mestre do Canão, Sabotage, empresta sua voz a faixa “Dever De Fazer Propaganda Desse Compromisso”. Esse som é uma versão da música “Cultura”, onde Sabota manda um salve para o Portal Rap Nacional. Participam ainda do disco : Marcelo D2, Mv Bill, Marechal, Emicida, Rappin Hood, Mamelo Sound System, De Leve e para fechar, Inquérito na faixa “Mister Paz”
A produção do álbum não foi nada fácil, já que João Brasil teve dificuldades em encontrar versões a capela de rap’s nacionais. “Essa foi a parte mais difícil. Pedi as acapelas para vários rappers brasileiros para fazer esse projeto, via twitter e facebook. Ninguém me mandou nada. É muito difícil achar acapelas de rappers nacionais na net. As vozes dos gringos você acha aos montes. Só o De Leve colocou todas as dele para baixar com os BPMs e tudo mais. Procurei muito e achei uma acapela dos Racionais, depois duas do MC Marechal ao vivo. Fui escolhendo artistas que gosto e testando as músicas para ver quais que davam mais certo”.
João Brasil garante que pretende desenvolver mais trabalhos com o rap nacional, mas para isso faz um apelo aos rappers. “ Peço mais uma vez que os rappers nacionais disponibilizem suas acapelas. Isso só vai fazer a cena crescer”.
O Portal Rap Nacional disponibiliza a você o download completo do disco“João Brasil presents Rap Racional” e também a opção de ouvir e baixar cada faixa. Trazemos também outros “mashups” feitos por João Brasil, entre eles: Jorge Ben, Mano Brown, Daniel Ganjaman, Zegon, Buzybwoy X Skank, na música Uma partida de Umbabarauma, Roberto Carlos X Marcelo D2 em Amigo Skunk e Emicida X Jay-X em Moment of Emicida.
Postar um comentário