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Ele é ‘DJ’, ‘Produtor’ e ‘Empresário’. Mas sua vida de destaque nem sempre foi assim: trabalhando como ‘Carregador de Malas’ do Terminal Rodoviário do Tietê (SP), em 1987 conheceu Mano Brown, que na época era ‘Entregador de Paletós’ de um ateliê de costuras no bairro do Brás (SP), e juntos arriscaram a primeira formação de rap de suas carreiras, o grupo ‘B. B. Boys’, que, mais tarde, em 1988, foi rebatizado de ‘Racionais MC’s’, tendo a mesma formação até hoje. Ele é Kleber Geraldo Lelis Simões, o ‘DJ KL Jay’…KL Jay – Eu já tocava com toca-discos, mas não sabia mixar direito. Na verdade a gente juntava toca-discos com tape-deck e ia tocando as músicas. Quem sacou primeiro o lance da mixagem foi o ‘Edi Rock’, e aí ele me ensinou.

RN – Quando você e o ‘Brown’ formaram o grupo ‘B. B. Boys’, o ‘Ice Blue’e o ‘Edi Rock’ já faziam parte do projeto?

KL Jay – Não! O B.B. Boys era o grupo do Brown e do Blue. Eu e o Edi chamávamos ‘Edi Night e KL Night’.


RN – Vocês trabalham juntos há mais ou menos 20 anos. Como tem sido conviver esse tempo todo em meio a viagens, gravações, shows…?

KL Jay – Família!


RN – Teve um episódio bem interessante na História dos ‘Racionais’ que foi a abertura do grupo no show do ‘Public Enemy’, em 1992, no Estádio do Anhembi (SP). Teria como você descrever como tudo aconteceu?

KL Jay – A gente foi ver o ‘Public Enemy’ no hotel, e aí o ‘Chuck D’ (líder do PE) disse que queriam a gente na noite do show dividindo o palco com eles. Quando a gente chegou, a produção nos impediu de entrar, foi quando o Chuck nos viu e deu ordem pra gente subir ao palco. Sem palavras…!


RN – Outro episódio que marcou a carreira do grupo foi o incidente no Show dos ‘300 anos de Zumbi’ (Vale do Anhangabaú-SP), promovido pelo programa ‘Yo! MTV Raps’, em 1994, onde a polícia privou vocês de continuarem a excussão do sucesso de ‘Um Homem na Estrada’, fato que ocasionou uma revolta sem precedentes por parte do público… Na sua opinião a Polícia, atualmente, entende mais a proposta do ‘Rap’ ou ele ainda é alvo de repressão por parte dela?

KL Jay – A repressão ainda existe, mas conseguimos mais respeito por parte deles. Eles sabem do poder que temos também…


RN – Em 1999, você se tornou VJ do Programa ‘Yo! MTV Rap’s’, e, um grande diferencial dos demais que passaram por lá, era a sua ousadia ao retratar assuntos de extrema importância para a juventude negra e pobre, quase sempre sem acesso a informação. Como era a reação da Produção perante a sua forma de trabalho?

KL Jay – Sempre me apoiaram.


RN – Ainda no campo da Mídia, os ‘Racionais’ são bem populares por rejeitar os convites indecorosos dos muitos canais de comunicação. Porquê?

KL Jay – A revolução não será televisionada…

RN – Em se tratando de produção musical, a responsabilidade das bases dos ‘Racionais’ também é sua?

KL Jay – Muito mais do Brown e do Edi.


RN – De todas as produções que fez (independendo aos Racionais), qual a que você consideraria a mais marcante?

KL Jay – ‘A Fuga’, do Xis (Coletânea Brasil 1 – Escadinha Fazendo Justiça com as Próprias Mãos).


RN – Além de DJ e Produtor, você também é um Empresário. Na sua opinião, como está mercado para o Rap Nacional na atualidade?

KL Jay – Osso… Todo mundo sem ´money`…


RN – Todos os anos você realiza o Campeonato ‘Hip-hop DJ’, considerado o maior campeonato para DJs da América Latina. Sendo você um DJ que viajou por muitos lugares do país e intercambiou com muitos talentos do seu gênero, já passou alguma vez pela sua mente a intenção de estender as competições para outros estados?

KL Jay – Claro! Mas precisamos de mais dinheiro para estruturar melhor a produção.


RN – Referente à Coletânea ‘Equilíbrio – A Busca – KL Jay na Batida’, que conta com a participação dos principais nomes do rap nacional: Porque a idéia de se fazer de modo decrescente seus volumes e o quanto ao número 1, quando sai?

KL Jay – É assim que leio as revistas… (risos). Sei lá, talvez quando sair o volume 1, o Rap esteja bem mais forte por aqui…


RN – Você é DJ e Apresentador do Programa ‘Balanço Rap’ na ‘105 FM’ aos domingos, juntamente com o Locutor ‘Paulo Brown’ e o Rapper ‘Ice Blue’, além de tocar como DJ residente às quintas-feiras na casa ‘DJ Club’, comandando a festa ‘Sintonia’ e ainda autua na rede ‘CEU’ num projeto que envolve Oficinas de DJ. Dá pra conciliar tudo isso com suas demais atividades, dentre estas os shows dos ‘Racionais’?

KL Jay – Sim, afinal de contas é o que sei fazer. Sobre as oficinas do ´CEU`, elas não chegaram a acontecer.


RN – O ‘KL Jay’ tem sido convidado para tocar em muitas festas eletrônicas. É notória a resistência a Resistência dos ‘Racionais’ sobre certos eventos aonde não se tem a presença do público das periferias. O que você tem a dizer o quanto?

KL Jay – É o seguinte: música não tem fronteiras, isso não quer dizer que você tem que tocar em todos os lugares, entendeu!?


RN – A respeito do ‘Funk Carioca’: muitos DJs de hip-hop se negam a executa-lo alegando inúmeros motivos, dentre eles, a pobreza vocal. Você concorda?

KL Jay – A pobreza vocal também existe em várias músicas do Rap. Acho a batida do funk carioca ‘muito louca’! Contagiante! Mas se eu não gostar do que está sendo dito, não toco.

RN – Como surgiu o convite pra tocar com o pessoal do ‘Urcasônica Sound System’ aqui no Rio?

KL Jay: Me telefonaram…


RN – Quanto ao seu gosto particular: o que o ‘KL’ tem ouvido em sua discoteca de casa?

KL Jay – Lupe Fiasco, NaS, Relatos da Invasão, Flora Matos com Fator, Martinho da Vila, Vanessa da Mata…


RN – Você poderia dar um ‘Play List’ das 10 mais executadas na sua Pista e no seu Programa?

KL Jay – Humm…! Depois, são muitas…!


RN – Qual o conselho que você daria para aquele jovem, que é pobre, e sonha com a carreira de ‘DJ’?

KL Jay – A maior pobreza é a do espírito…! Se esforce, tenha doutrina pra juntar o dinheiro e ir comprando devagar os equipamentos. Descubra se você tem mesmo o talento pra tocar e se envolva no meio. Ronaldinho O Fenômeno não tinha nem chuteiras, nem dinheiro pra ir treinar, mas tenho certeza que ele sabia do seu talento…


RN – Algum Planejamento para ainda para esse ano e o próximo?

KL Jay – Trabalho, trabalho, meu nome é trabalho!!! Bom, vem aí minha Mixtape, ‘Rotação 33’; só viradas com Rap Nacional, em CD e DVD! Tá muito bom! E logo mais ‘Na Batida Vol. 2’, ‘Blokaus’, ‘Xis’… Paz!


Por: Dj T.R
Saiba mais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/KL_Jay

www.urcasonica.net
A paixão de KL pelos pick-ups começou em 1984, em meio às festinhas de família e, como todo autêntico DJ de sua geração, KL animava a pista utilizando apenas um aparelho 3 em 1 e fitas cassetes que editava dos programas black de FM da época. Sua primeira referência foi o ‘DJ Cash Money’, mas quando se deparou com as performances do DJ do rapper americano ‘Kool Moe Dee’, em apresentação ao vivo no Estádio do Palmeiras, em 1988, descobriu realmente o que queria para completar o seu trabalho.

No início dos anos 90, em sociedade com o rapper ‘Xis’, criou a ‘4P’, uma poli-marca que atuaria como Salão de Beleza, Grife e Selo Musical, responsável por lançar a coletânea-trilogia ‘Equilíbrio – A Busca – KL Jay na Batida’, que está em seu 2o volume (dentro de uma visão cronologicamente regressiva), com distribuição inclusive para o Japão.

Em 2000 produziu o primeiro álbum solo ‘Seja Como For’ do amigo ‘Xis’, muito bem aclamado pela crítica através do sucesso de ‘Us Mano, As Mina’ e desde 2002 realiza o ‘Hip-hop DJ’, considerado o Maior Campeonato Anual do Gênero da América Latina, responsável inclusive por lançar nomes importantes como o ‘DJ Cia’ (bicampeão 98/99). Pelo ‘Cosa Nostra’, selo que mantém sociedade com os Racionais, revelou os artistas ‘Apocalipse XVI’, ‘RZO’ e ‘Sabotage’ e, de modo independente, colaborou com as produções de ‘Rappin Hood’, ‘Potencial 3’, ‘Visão de Rua’, ‘SNJ’, ‘D Menos Crime’, ‘509-E’, entre outros.

Ao lado dos amigos ‘Paulo Brown’ e ‘Ice Blue’ apresenta pelas ondas da 105 FM (SP) o programa ‘Balanço Rap’, no ar e com audiência garantida há 9 anos, além de ter tocado em ambientes clássicos da noite black paulistana como a ‘Soweto’ (94 a 96) e o no Clube da Cidade de Diadema (99 a 00).

Em 1999 se tornou VJ do Programa ‘Yo! MTV Rap’s’ e mostrou através da TV para todo o país seu engajamento político em prol da conscientização da juventude das periferias. Envolveu-se também em projetos sociais como as Oficinas de DJ na rede CEU de São Paulo.

Conheça agora um pouco mais sobre este DJ que agitou no último dia 25 de abril a pista da boate Melt (Leblon), em uma das festas eletrônicas mais ecléticas do Rio de Janeiro – Streeet –, comandada pela Crew de DJs ‘Urcasônica Sound System’, responsável também por fazer a ponte para essa entrevista…

Rap Nacional – Você começou animando festinhas caseiras… Quando foi que você refletiu que precisava aprender a tocar em pick-ups? Para toca-los você teve algum professor?

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