Fênix pousou no Distrito Federal e bons ventos sopraram na noite de sábado, 09 de outubro. O estacionamento do estádio Serejão, em Taguatinga/DF, foi abençoado e não choveu. Mesmo num período do ano em que o Distrito Federal sofre com chuvas, e o que o público encontrou foi um céu cheio de estrelas e no palco as estrelas da música preta brasiliense.
Os DJ’s Junior Killa, Celsão, Marola, Jean e Ocimar fizeram as honras e prestigiaram os presentes com clássicos do rap nacional e internacional. Tudo isso para aquecer o público para os músicos convidados comandarem a festa até os últimos minutos do alvará de uso comum do estacionamento.
Que festa boa!
Uma galera sossegada e ainda não acreditando no que ia acontecer naquela noite. O relógio marcava 1h25min, precisamente no horário previsto, subiu ao palco Viela 17 e Sobreviventes de Rua para representar a forca do rap brasiliense. Japão dispensa comentários, comemorando os seus 20 anos de carreira parecia que tinha descoberto o rap naquela noite de tão feliz que estava. Comandou o público com clássicos, releituras e musica novas, entre elas “Ah Tá”, que foi lançada com exclusividade aqui no Portal Rap Nacional. Esse foi um show marcante e logo em seguida veio o Oitavo Anjo.
Dexter chegou com força máxima! Ele faz parte de um time de peso, onde só os fortes sobrevivem. Lúcido, maduro, feliz com o seu recomeço e com toda perseverança, me fez perceber algo que há muito tempo não encontrava no rap nacional: humildade.
Dexter, a Fúria, chegou e arrebentou. Cantou todas as músicas que o público esperava e nos presenteou com um cover de “Diário de um Detento”, dos Racionais MC’s
๋•BEM VINDOS ๋•
O programa “Evolução HipHop” de hoje (23), que vai ao “AR” ao vivo às 17h, na Educadora FM 107.5, terá como entrevistado o rapper mineiro RENEGADO, que na oportunidade apresentara duas músicas inéditas que integram o seu novo álbum que será lançado em breve, a música “Na Palma da Mão” e “Irmã da Esperança” tocam com exclusividade no Evolução HipHop. Ainda na edição de hoje teremos um bate-papo com Chico Assis, diretor do Cine Teatro Solar Boa Vista, espaço que sedia a 3ª FEAP – Feira Engenho das Artes Populares, que teve inicio no dia 22/10, o ultimo dia 24/10 (domingo), é dedicada a cultura hiphop
O aniversário de 9 anos do sarau da Cooperifa foi simplesmente uma noite cheia de magia, e um dos mais belos momentos que tivemos, neste nove anos de atividades poéticas na periferia de São Paulo. Ah, se existisse um Alegrômetro…
Centenas, centenas e centenas de pessoas de todas as cores, dores e lugares se espremeram no bar do Zé Batidão para ouvir e falar poesia, falando nisto, só de poeta tinha mais de setenta, e olha que ficou gente sem falar. Foi uma das poucas vezes que tivemos de estourar o horário, mas valeu a pena.
Sabe o que me ocorreu vendo toda aquela multidão dentro e fora do bar? “Como é que pode um Sarau de Poesia, no extremo sul de São Paulo, numa quarta-feira, reunir mais de 400 pessoas em torno da literatura, ué, não dizem que o povo não gosta ler? Eu explico: é o milagre da poesia.
Não vou citar nome de ninguém (veja as fotos) para não cometer o erro de esquecer algum nome, mas acho que quase todo(a)s as nosso(a)s amigos estavam lá para curtir com a gente este dia triunfal da poesia e da resistência cultural. “Queria ter dois corações. Um para amar, o outro também.”
Bom, e como a gente gosta de praticar aquilo que fala, e não temos o rabo preso com ninguém, e não ficamos pagando de pseudo-revolucionário, no meio do sarau fizemos um ato pró-Dilma, o bagulho foi louco, todo mundo decidiu que no dia 31 vai inverter o número, e votar 13.
Sabemos que neste momento crítico de eleições é muito mais fácil se esconder, ou fingir que a briga não é com a gente, mas ficar neutro nunca foi a nossa cara. Não está apenas em jogo as eleições, e sim o futuro do país. Neutralidade é omissão. É por isso que temos amigos, e inimigos também. Temos todos os defeitos do mundo, menos a covardia.
Queria só avisar as centenas de pessoas e os quase 70 poetas que estiveram presente no aniversário de 9 anos da Cooperifa: “esta noite nunca existiu, foi um sonho que a gente teve.”
É só progresso.
Não posso fazer nada,
Sérgio Vaz
Vira-lata da literatura, 9 anos mais velho
O Portal RAP NACIONAL traz com exclusividade umas das músicas que fazem parte da MIXTAPE “O JOGO” do DJ Bola 8.
O som é “Titular Entre os Monstros” do grupo Ordem Própria.
Bem ao estilo gangster Daniel , manda idéias pesadas “ Eu canto pra favela não pros caras do rap” …. “Eu falo da guerra por que não vejo a paz”… “Ordem própria no braço não é tatuagem de renda” .
Rimas fortes, batidas pesadas do começo ao fim e um refrão que fala alto no coração de quem ama e respeita o rap nacional.
“Só mostro pique mafioso titular da seleção das ruas vim aqui pra provar. Só mostro o rap vive eu vivo, no rap aqui não tem moleque então vamos jogar “
Essa é uma amostra do que vem por ai, o grande show de lançamento da MIXTAPE “O JOGO“ será dia 18 de dezembro no Club da Ford e vai reunir no mesmo palco mais de 20 grupos de Rap Nacional.
Em breve vamos trazer mais noticias sobre esse grande show que vai movimentar o cenário do rap e também a agenda de shows do Ordem Própria.
JOAO PAULO TOTAL DRAMA (71) 83055286
BLOG
ATIVO ATUALIZAÇÃO SEMANAL
O MC Moskitto é mais um rapper que esta chega para somar no Rap Nacional direto das ruas de Itaquaquecetuba, região metropolitana da capital paulista para o mundo .
Moskitto se apresenta como mais um loko ANTI – SISTEMA, com o propósito de mostra as suas ideias, o mundo em que vivemos através de suas rimas.
Com letras que mostram a realidade e contam um pouco das histórias de grandes revolucionários, o MC fala também sobre a real situação das favelas do ponto de vista de quem nasceu e vive dentro de uma comunidade carente.
As influências que ele carrega vêem dos parceiros que estão lado a lado nos corres do dia-a-dia, lutando na mesma guerra contra tudo aquilo que o sistema oferece para nossa autodestruição.
O primeiro disco do MC será lançado em breve e terá participações de grupos da quebrada onde ele mora, valorizando cada vez mais os manos que estão espalhados pelas periferias do país fazendo a revolução longe dos holofotes.
Mais para mostrar que MC Moskitto não está de brincadeira o Portal RAP NACIONAL lança em primeira mão o vídeo clipe da música ” Angustia”, que foi gravado nas ruas de Itaquá, pelo Borracha Studio.
Para quem vive na Selva de Pedras que é São Paulo, hoje tem uma grande oportunidade para aliviar o estresse e ouvir uma ótimas poesias. A partir das 19h, no Itaim Paulista, será promovida mais uma edição do Sarau Suburbano Convicto. A apresentação é feita por Alessandro Buzo e a convidada da noite é Elizandra de Souza. O Projeto Marginaliaria também se apresenta com uma junção de poesia, música e teatro.
Que Tim Maia é um dos mais importantes artistas da música brasileira, todo mundo já sabe. Que ele influenciou e ainda influência muito no rap nacional, também não é novidade. Tanto que o mais importante grupo de rap do Brasil tem o nome de Racionais, graças ao disco Racional, lançado por Tim Maia em 1975. A grande novidade é que o Dj João Brasil inovou ao lançar um disco onde mistura Tim Maia com rap nacional. “Tim Maia é um dos grandes ícones da Black Music brasileira e o álbum Racional é um dos meus favoritos. Achei que tinha tudo para dar uma boa mistura”, comenta João Brasil.
Esse tipo de mistura é chamada de “mashups” e consiste na união de duas ou mais músicas diferentes em uma só. João Brasil é especialista em “mashup” e sem medo de ousar mistura de tudo: lambada, funk, tropicália, rock, rap, entre outros estilos musicais. João iníciou na vida artística tocando bateria em bandas de rock e aos 16 anos começou a tocar violão, cantar e compor. Dois anos depois produziu seu primeiro disco, com a banda Boi Zebu, onde assinava todas as faixas do álbum. Atualmente, o jovem carioca mora em Londres, mas o interesse pelo rap brasileiro começou quando ele ainda transitava pelas ruas do Rio de Janeiro. “Meu primeiro contato com o rap nacional foi com a cena carioca. Ouvi muito o primeiro CD solo do Marcelo D2, que tinham vários convidados como o Bnegão e Speed. Depois ouvi o Sobrevivendo no Inferno dos Racionais, fiquei viciado nesse disco, ouvia o dia inteiro. Nessa época a MTV tinha o programa Yo MTV Rap que passava muita coisa de rap nacional também.”
O disco “João Brasil presents Rap Racional” tem 12 faixas. Para começar com pé direito, a primeira música é do Racionais MC’s. Na sequência o mestre do Canão, Sabotage, empresta sua voz a faixa “Dever De Fazer Propaganda Desse Compromisso”. Esse som é uma versão da música “Cultura”, onde Sabota manda um salve para o Portal Rap Nacional. Participam ainda do disco : Marcelo D2, Mv Bill, Marechal, Emicida, Rappin Hood, Mamelo Sound System, De Leve e para fechar, Inquérito na faixa “Mister Paz”
A produção do álbum não foi nada fácil, já que João Brasil teve dificuldades em encontrar versões a capela de rap’s nacionais. “Essa foi a parte mais difícil. Pedi as acapelas para vários rappers brasileiros para fazer esse projeto, via twitter e facebook. Ninguém me mandou nada. É muito difícil achar acapelas de rappers nacionais na net. As vozes dos gringos você acha aos montes. Só o De Leve colocou todas as dele para baixar com os BPMs e tudo mais. Procurei muito e achei uma acapela dos Racionais, depois duas do MC Marechal ao vivo. Fui escolhendo artistas que gosto e testando as músicas para ver quais que davam mais certo”.
João Brasil garante que pretende desenvolver mais trabalhos com o rap nacional, mas para isso faz um apelo aos rappers. “ Peço mais uma vez que os rappers nacionais disponibilizem suas acapelas. Isso só vai fazer a cena crescer”.
O Portal Rap Nacional disponibiliza a você o download completo do disco“João Brasil presents Rap Racional” e também a opção de ouvir e baixar cada faixa. Trazemos também outros “mashups” feitos por João Brasil, entre eles: Jorge Ben, Mano Brown, Daniel Ganjaman, Zegon, Buzybwoy X Skank, na música Uma partida de Umbabarauma, Roberto Carlos X Marcelo D2 em Amigo Skunk e Emicida X Jay-X em Moment of Emicida.
Quem esteve presente no último domingo (10) em Campinas pode presenciar um grande show de rap nacional.
O show Dexter e Convidados reuniu no mesmo palco grandes nomes do rap.
E o Portal Rap Nacional apresenta mais um pouco do que foi essa grande festa.
Neste Domingo dia 17 a partir das 15h, haverá o encerramento do Projeto de Hip Hop: “A Arte resgatando Vidas”, provido pelo “Instituto Acesso Popular” e Secretaria Municipal de Cultura de Bauru/SP.
O evento contará com o Show Ao Vivo de BASTARDO SNJ, que fará sua apresentação ao lado de seu companheiro de grupo, o DJ W.Jay.
Além do rapper, o evento terá como convidados: Dom Black, D’Quebra, DJ Gorpo
Domingão tem 2º Rap na Quebrada
Domingão dia 17 tem um evento que promete agitar o interior paulista a Quadrilha AFP apresenta o 2º Rap na Quebrada, que vai reunir grupos que estão chegando no rap nacional para fortalecer : AMC Rappers, Relatos da Favela, Skema, Infaria do Rap.
Agora é só comparecer no evento e prestigiar esses novos grupos que estão fazendo a diferença pelo interior paulista.
Um dia inteiro de festa para as crianças, distribuição de brinquedos, sorteio de bicicletas e shows ao vivo para a comunidade em geral. Essa é a festa das crianças do Jardim Brasília que será promovida pelo rapper Ndee Naldinho, no dia 23 de outubro.
Os que gostam de rap poderão conferir shows com: Edi Rock (Racionais Mc´s),A Familia, Ar2, Justiça Criminal, Shallom Mc´s,Ordem Própria, Manos Mc´s, Osmir, Nego Wilha e Duck Jam e Nação Hip Hop.
A festa deste ano terá ainda um convidado muito especial. MC Caun irá se apresentar para a molecada do Jardim Brasília. Para Ndee Naldinho ter uma criança se apresentando para a molecada tem um significado muito importante. “É sempre um prazer e enorme satisfação ter todos esses amigos e artistas aqui na nossa festa, mais o Cauan é criança cantando em festa de criança,vai ser muito bom pra todos nós¨, afirma o Preto do Gueto.
Mas na festa do Dia das Crianças não só o rap fará a alegria da comunidade, haverá show de reggae com banda Damata,samba enrredo com Escola de Samba Unidos de Vila Maria, pagode com os grupos Um só Ideal, Cecéu Muniz, Cleverson Luiz e Só Sintonia.
Os carros lowriders vida loka da Vila Fundão e a a equipe Black Mad, comandada por Mauricio, também já confirmaram presença e prometem deixar a festa ainda mais louca.
A apresentação será feita por Nuno Mendes da rádio 105 FM.
Quem quiser participar dessa grande confraternização é só chegar, já que é tudo grátis. A festa rola no próximo dia 23, a partir das 15h, na avenida Deputado Cantidio Sampaio, emSe vc tambêm quer curtir essa festa é só chegar,é tudo grátis.
Local: Jd. Brasília, altura do Nº 6000 da avenida deputado cantidio sampaio, próximo ao número 6000, Jardim Brasília, zona norte de São Paulo/SP.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 9769-2705
Apesar de muita gente torcer o nariz, o rap nacional está conqusitando seu espaço nas mais importantes casas noturnas. Em São Paulo, o rapper Pixote promove uma noite de rap nacional na Black Bom Bom, sempre na última terça-feira do mês. O grupo Facção Central foi a atração do mês passado e a notícia gerou tanta polêmica entre os internautas do Portal Rap Nacional, que Eduardo chegou a enviar um comunicado para acalmar os ânimos dos fãs.
No mês de outubro, os convidado de Pixote são o grupo Realidade Cruel e Sandrão, do RZO. As pick-ups serão dominadas por Dj King e Dj Kl Jay que semprem mandam muito rap nacional de primeira. O locutor Fábio Rogério será o apresentador da noite.
A festa será no dia 26 de outubro. Os ingressos custam R$ 20,00 e as mulheres não pagam até a meia-noite.